Conecte-se

FacebookTwitterInstagram

Chapecó - A Polícia Civil de Santa Catarina recebeu na tarde desta quinta-feira, 9, um moderno respirador pulmonar adquirido a partir de recursos cedidos pela Justiça Federal, através da 2ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Chapecó que será utilizado nas atividades do SAER-Fron (Serviço Aeropolicial de Fronteira) . O moderno equipamento da marca Magnamed, modelo Oxmag, avaliado em R$ 49,9 mil, vai ampliar e melhorar os atendimentos aeromédicos realizados pelo SARA (Serviço de Atendimento de Resgate Aeromédico) e SAER-Fron na mesorregião de saúde de Chapecó e demais municípios da fronteira.

SAER FRON CHA2

A solenidade que marcou a entrega do equipamento foi realizada no hangar do SAER-Fron  no Aeroporto Serafim Bertazo e contou com a presença do Delegado-Geral da Polícia Civil de Santa Catarina, Paulo Koerich; do prefeito de Chapecó, Luciano Buligon; do deputado estadual e Delegado de Polícia, Maurício Eskudlark; da juíza federal Heloísa Menegotto Pozenato; do diretor do Foro da Comarca de Chapecó, André Alexandre Happke; do promotor de Justiça Titular da 14a Promotoria de Chapecó, Alessandro Rodrigo Argenta; do Delegado Diretor de Polícia de Fronteira (Difron), Carlos Morbini; do coordenador das unidades de aviação da Polícia Civil, delegado Djalma Alcântara da Silva; do coordenador do SAER-Fron, delegado Albert Dieison Silveira; da secretária de Saúde de Chapecó, Maristela Rocha; e do coordenador do SARA, Alexsandro Rosa.

Saer respirador 4

Criado em 2004, o SAER teve seu serviço ampliado em 2014 com a instalação da base com sede em Chapecó para atendimento nos 86 municípios da área de fronteira em Santa Catarina. Ampliando parcerias para melhorar o atendimento, em 2015 a Polícia Civil firmou convênio com a Prefeitura de Chapecó e criou-se o SARA, com uma equipe de profissionais da Saúde - médicos e enfermeiros - com experiência em atendimentos de urgência e emergência.

Saer respirador 2

O resultado dessa parceria são inúmeras vidas salvas em mais de 900 missões e atendimentos aeromédicos. Algumas dessas pessoas socorridas e familiares estavam presentes na solenidade e foram homenageadas pelos presentes.

"Este aparelho além de reforçar nossas ações de atendimento também será compartilhado, quando houver necessidade, com as equipes médicas do SAMU em transportes aéreos de urgência no avião Arcanjo dos Bombeiros Militares sediado em Chapecó", ressaltou o delegado Albert.

O Delegado-Geral Paulo Koerich destacou a importância das parcerias que a Polícia Civil vem ampliando, como esta com a Justiça Federal. "Vamos incentivar e estimular esse tipo de coopoeração, pois somente a união de forças vai permitir que mais eficiência e sucesso no nosso trabalho em prol do bem estar da sociedade catarinense˜, disse.