Conecte-se

FacebookTwitterInstagram

corona

A higienização é um ponto fundamental para evitar a propagação e proliferação da COVID-19. Dentro dessa perspectiva, a Academia da Polícia Civil de SC (Acadepol-SC) divulgou na terça-feira (23) um vídeo de recomendações e procedimentos de higienização a serem adotados nas delegacias. A proposta, segundo o diretor da Acadepol, delegado Alfredo José Ballstaedt, é que fosse algo que o policial pudesse ver alguém fazendo, o que fica mais didático que desenhos. A iniciativa foi uma parceria da Acadepol e da Gerência de Gestão de Pessoas da Polícia Civil.

O vídeo, além de informações sobre o que é o vírus, formas de transmissão e sintomas, tem como foco as dicas de higienização das mãos, colocação e retirada de luvas e de máscara. Seguem algumas dicas repassadas pelos professores da Acadepol – Adriana Duarte (formada em Enfermagem na UFSC) e Marcos Aurélio Leite (Especialista em Urgências e Emergências Médicas): Higienização das mãos:  Deve durar de 40 a 60 segundos para afastar todas as sujidades.

1) Umedecer as mãos;
2) Aplicar sabão;
3) esfregar palma das mãos, dorso das mãos, entre os dedos, parte interna das mãos (concha entre indicador e polegar), embaixo das unhas e nos punhos;
4) Enxague as mãos com as palmas voltadas para cima.
5) No caso das torneiras há os dispositivos manuais e automáticos. No caso das primeiras, deve molhá-las, depois passar sabão nela e esfregar, lavar as mãos, tirar o sabão e desligá-las. Posteriormente, secar as mãos.


O melhor jeito de higienizar as mãos é com água e sabão. Quando não houver essa possibilidade, indica-se passar álcool 70% da mesma maneira que se higienizam as mãos com água e sabão.
Colocação e retirada de máscaras:

1) Pegue pelas cordas laterais da máscara e fixe atrás das orelhas;
2) Ajeite, primeiramente, a parte de baixo da máscara, na região embaixo do queixo;
3) Na parte de cima da máscara, ela tem um linha flexível, que deve ser comprimida em cima do nariz para que a máscara se molde e fique bem ajustada nessa região;
4) para a retirada da máscara, ela deve ser retirada pelas cordas laterais, separando a máscara do rosto, evitando tocar a frente da máscara, contaminando-se. Depois de retirada a máscara, descartá-la no lixo.

Como calçar e retirar as luvas (muitas ocorrências na PCSC envolvem agressões ou outros traumas, então, devem lembrar que secreções com sangue também contaminam) :

1) Antes de colocar as luvas, deve-se fazer a assepsia das mãos (conforme explicado anteriormente):
2) Para colocar a luva, destaca-se o polegar da luva e insere a mão (fazer igualmente com ambas as mãos);
3) Após os atendimentos, suas luvas possivelmente estarão contaminadas. Então, evitar tocar a luva na superfície da pele. Com uma das mãos, puxa parte da luva na região dos punhos e vai retirando-a até sair por inteiro pelo avesso. Segura essa luva com a outra mão. Com a mão já sem luva, introduz o dedo por baixo da luva, na região do punho e vai puxando até sair por inteiro do avesso. Depois descarte as luvas no lixo.

Adriana reforça que não é o momento de ficarmos apavorados, nem nos desesperarmos e sim mantermos o foco. “De se imbuir de informações e seguir em frente”, destaca a Escrivã. Ela acrescenta a importância dos policiais ao chegarem em casa deixar os sapatos e as roupas em lugares restritos onde possam ser removidos e higienizados. É indicado que o policial tome um banho em seguida.

 Confira o vídeo clicando aqui!