WhatsApp Image 2019 10 02 at 12.15.55
A delegada Lisiane Junges, da Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCAMI/FRON) de São Miguel do Oeste e a psicóloga Dolores Schutz proferiram palestra sobre "Depoimento especial de crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência", na XXI Semana de Estudos Jurídicos da Unoesc, em São Miguel do Oeste. Foi na terça-feira (01), em evento que contou com a presença de 400 alunos, além de professores e egressos.

A participação da Polícia Civil foi voltada às novidades trazidas pela Lei da escuta protegida e as práticas já implementadas pela DPCAMI.

WhatsApp Image 2019 10 02 at 14.11.47

30.09.2019 Operação Guaraciaba 3

Uma operação conjunta das Polícias Civil e Militar, na manhã desta segunda-feira (30), em Guaraciaba, no Oeste, cumpriu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva e prendeu duas pessoas em flagrante. Os dois flagrantes foram por crimes de posse irregular de arma de fogo e por manter em cativeiro ave da fauna silvestre, que foi encaminhada ao Hospital Veterinário da Unoesc para atendimento.

30.09.2019 Operação Guaraciaba 4

Foram cumpridos, ainda, nove mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de São Miguel do Oeste decorrentes de investigações relativas aos recentes crimes de roubos no interior de Guaraciaba/SC. Duas armas de fogo em situação irregular, além de diversas munições, foram apreendidas.

Um dos homens presos, de 34 anos, é de naturalidade argentina e estava vivendo em situação irregular no território brasileiro, razão pelo qual o Consulado foi comunicado para adoção das providências cabíveis. Um homem, suspeito da prática de roubos em Guaraciaba, não foi localizado e continua foragido. A operação policial foi fruto de investigação conduzida pela Polícia Civil, por meio de DPMU/FRON de Guaraciaba com apoio da DPCO/FRON de São José do Cedro.

WhatsApp Image 2019 09 26 at 15.01.29

A Polícia Civil concluiu a segunda fase da Operação Defesa da Ordem, que investigou o assassinato de um advogado de 53 anos, em 2018, em Guaraciaba. Foram indiciadas agora duas pessoas como suspeitas de terem sido as mandantes do crime, por homicídio doloso qualificado e associação criminosa, e uma terceira pessoa por associação criminosa.

A ação é da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São Miguel do Oeste, e foi detalhada em entrevista coletiva na manhã desta quinta-feira (26), em São Miguel do Oeste. Estiveram presentes integrantes da Ordem dos Advogados Brasil (OAB/SC) local e os delegados Adriano Krul Bini, Cleverson Luis Muller e Wesley Almeida Andrade.

A vítima foi morta com um tiro em 13 de agosto, no seu escritório, no Centro de Guaraciaba, Extremo-Oeste catarinense. A segunda fase das investigações foi deflagrada em novembro de 2018 após a conclusão do primeiro inquérito que resultou em indiciamento de cinco pessoas pela participação na parte de intermediação, planejamento e execução do homicídio. Era necessário apurar se havia outras pessoas envolvidas no homicídio, especialmente no que toca à autoria intelectual.

Assim, após a inquirição de diversas testemunhas, interrogatório de suspeitos e realização de medidas investigativas, surgiram elementos que apontaram o envolvimento de duas pessoas como mandantes do homicídio. Descobriu-se, então, que o homicídio doloso teria sido ordenado em razão da atuação profissional do advogado como representante de parte contrária em processo cível integrado pelos dois suspeitos e por outros familiares.

Segundo o delegado regional de São Miguel do Oeste, Adriano Bini, a Polícia Civil está convicta que os dois mandantes atribuíram a um terceiro intermediador a função de planejar e contratar executores do homicídio. “Oportuno lembrar que o intermediador e os executores do homicídio já foram julgados e condenados pelo Tribunal do Júri da Comarca de São Miguel do Oeste em julho deste ano”, ressalta Bini.

Diante dos fortes indícios de autoria em desfavor dos suspeitos mandantes, a Polícia Civil, com manifestação favorável do Ministério Público, representou pela prisão temporária de ambos, devidamente acolhida pelo Juízo Criminal e convertidas em preventivas. Os três estão em unidades prisionais de Chapecó. (Foto: Divulgação)

WhatsApp Image 2019 09 19 at 10.20.08

Em Operação denominada JÄGER, que significa caçador, no idioma alemão, a Polícia Civil realizou prisões e apreendeu 12 armas de fogos, entre carabinas e espingardas, na manhã desta quinta-feira (19). A ação é do Setor de Investigação Criminal (SIC) da DPFron de Itapiranga, no Extremo-Oeste de Santa Catarina, e aconteceu na região de Itapiranga, próximo à fronteira com a Argentina.

O trabalho foi coordenado pelo delegado João Fillipe Westphal Martins. A investigação apura o comércio ilegal de armas e munições, além de associação criminosa voltada à caça ilegal de animais silvestre. Cinco pessoas foram presas em flagrante. Também foram apreendidas mil munições.

WhatsApp Image 2019 09 19 at 10.12.09

Para Matérias sem foto

A Polícia Civil prendeu um homem de 35 anos, residente em Paraíso, no Oeste, por descumprir medidas protetivas a favor da mãe dele. A ação é das delegacias de Paraíso e São Miguel do Oeste.

Ela fez alguns boletins de ocorrência após ameaças e o homem foi cientificado, mas descumpriu no mesmo dia as ordens deferidas pelo Judiciário da Comarca de São Miguel do Oeste. O Judiciário então decretou a prisão e o mandado foi cumprido pela Polícia Civil. O suspeito foi encaminhado à Unidade Prisional Avançada de São Miguel do Oeste.