A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Combate às Drogas do Departamento de Investigação Criminal de Florianópolis (DECOD/DIC), em ação conjunta com o Centro de Operações Policiais com Cães (COPC), a Receita Federal do Brasil e o setor de inteligência dos Correios, realizou uma série de diligências, que resultaram em mais uma etapa da operação “Envio Seguro”, voltada ao combate ao tráfico regional de drogas por meio do sistema de encomendas postais. A operação resultou na apreensão de 15 quilos de maconha e 200 gramas de haxixe, substâncias que seriam destinadas à distribuição na Grande Florianópolis.
As ações foram desenvolvidas ao longo de três dias consecutivos, com trabalhos de inteligência, monitoramento e análise logística para identificar o responsável pelo envio dos entorpecentes. No momento da tentativa de abordagem, entretanto, o suspeito não foi localizado, não sendo possível efetuar sua prisão.
A atuação integrada entre as instituições participantes demonstra a efetividade da cooperação interagências no enfrentamento ao crime organizado, especialmente no contexto do tráfico de drogas que utiliza sistemas logísticos como mecanismo de distribuição. As investigações agora seguem a cargo da DECOD/DIC.
A DECOD reitera o convite à população para que participe. As informações podem ser enviadas anonimamente por meio do número 181, pelo WhatsApp da Polícia Civil de Santa Catarina (48 98844-0011), ou diretamente à DECOD no WhatsApp 3664-2948 (completamente sigiloso).