A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da 4ª Delegacia de Polícia Especializada de Combate à Corrupção (DECOR), deflagrou nesta quinta-feira (04/09), a operação “Credenciamento”, visando investigar crimes contra as licitações e contra a administração pública, ocorridos na Prefeitura de Timbó/SC.
A investigação gira em torno da criação de diversas pessoas jurídicas no âmbito de uma mesma família, de modo a viabilizar várias contratações do mesmo grupo econômico sem licitação. Isso porque o procedimento de credenciamento permite a contratação direta (por inexigibilidade de licitação). As contratações ocorreram entre os anos de 2022 e 2024.
O suposto esquema criminoso somente obteve sucesso porque servidores públicos direcionavam contratações para as pessoas jurídicas investigadas.
A Polícia Civil obteve indícios de que esses servidores, que atuaram nas Secretarias de Obras e de Saúde, receberam vantagens ilícitas, o que possivelmente tem relação com a presente investigação.
Foram cumpridos seis mandados de busca domiciliar. O poder judiciário, de forma cautelar, proibiu os suspeitos de contratar com o poder público.
Participaram da operação às seguintes unidades policiais: CECOR, DECOR/DEIC, 1ª DECOR, 2ª DECOR, 3ª DECOR, LAB/DEIC, DRRDI/DEIC, coordenados pela 4ª DECOR.