Polícia Civil participa de operação de combate ao tráfico de drogas no Paraná

A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia De Investigação Criminal (DIC) de São Lourenço do Oeste/SC e da Delegacia da Comarca de Campo Erê/SC, prestou apoio à Polícia Civil do Paraná, durante a “Operação Balcão”, deflagrada nesta quinta-feira (04/09). A ação tem como objetivo desmantelar uma organização criminosa com atuação no tráfico de drogas, comércio ilegal de armas de fogo e lavagem de capitais em Francisco Beltrão/PR e região sudoeste do Paraná.

A operação tinha por objetivo cumprir mais de uma centena de ordens judiciais, sendo 41 mandados de busca e apreensão domiciliar, 14 mandados de prisão preventiva, 33 ordens de busca pessoal e 16 bloqueios de contas bancárias de pessoas físicas e jurídicas.

Em Santa Catarina, os policiais deram cumprimento a mandado de busca e apreensão e mandado de prisão preventiva na cidade de Campo Erê/SC. Na ocasião, um homem de 31 anos, suspeito de tráfico de drogas, foi flagrado em posse de um revólver de calibre .38 SPL e diversas munições, sendo autuado em flagrante e conduzido à unidade prisional de São José do Cedro/SC.

O nome “Operação Balcão” foi atribuído em razão do modus operandi identificado durante as investigações, haja vista que diversos investigados utilizavam bares, conveniências e estabelecimentos comerciais como fachada para a prática do tráfico de drogas. Os suspeitos se valiam do espaço do balcão dos estabelecimentos para realizar entregas, negociações e recebimento de valores, simulando atividade comercial lícita enquanto, na realidade, mantinham intenso comércio de entorpecentes.

As investigações iniciaram após uma apreensão ocorrida no Bairro Miniguaçu em fevereiro de 2024, oportunidade em que se logrou êxito em localizar mais de 1 kg de cocaína e dezenas de munições de calibres 9mm e .38. No decorrer das diligências, foi possível identificar a utilização de bares e estabelecimentos comerciais como fachada para a venda de drogas, especialmente cocaína, crack e maconha.

Os delegados que coordenam as investigações destacam que a deflagração da “Operação Balcão” na data de hoje representa um duro golpe contra organizações criminosas locais. O resultado das diligências de hoje ainda está sendo contabilizado, mas até o momento foram cumpridos 41 mandados de busca e apreensão, 14 mandados de prisão preventiva, 14 presos em flagrante,  08 armas de fogo e mais de uma centena de munições apreendidas, além de apreensão de maconha, metanfetamina e cocaína, com destaque para apreensão de mais de 2,5kg desta última substância e apreensão de 30 celulares e outros documentos que possibilitarão o avanço das investigações e a confirmação de elementos informativos já colhidos.

A operação contou ainda com o apoio da Polícia Penal do Paraná e Polícia Militar do Paraná e contou com a participação de cerca de 200 integrantes dos Órgãos de Segurança, oriundos de diversas regiões do estado.

 

Compartilhe nas mídias sociais:

Ir para o conteúdo