WhatsApp Image 2020 06 01 at 16.55.38

A Polícia Civil capturou na tarde desta sexta-feira (20) em Apiúna um homem que estava com mandado de prisão temporária decretado pela Justiça. Ele é suspeito de tráfico de drogas e organização criminosa e foi investigado pela Operação “Célula Oeste”. A prisão foi feita por policiais civis da Delegacia de Polícia da Comarca de Ascurra.

A operação foi deflagrada pela Divisão de Investigação Criminal (DIC) de São Miguel do Oeste, na quarta-feira (18). O homem preso estava no bairro Ribeirão Vinte. A prisão ocorreu após troca de informações entre a DIC de São Miguel do Oeste e o Setor de Investigações Criminais da Delegacia de Polícia da Comarca de Ascurra. O preso foi encaminhado ao Presídio Regional de Blumenau.

POLICIA CIVIL COLETE TRÁS

A Polícia Civil prendeu em flagrante um casal, em Rodeio, na quinta-feira (19). O motivo é o crime previsto no artigo 242 do Código Penal (dar parto alheio como próprio; registrar como seu o filho de outrem; ocultar recém-nascido ou substituí-lo, suprimindo ou alterando direito inerente ao estado civil). A ação é da Delegacia de Polícia da Comarca de Ascurra.

As diligências foram realizadas em uma residência no bairro Rodeio 12, no qual foi encontrada uma criança de cerca de dois meses e que estaria residindo no local como se fosse filha do casal.

Durante as investigações foi constatado que a criança seria filha de uma mulher que reside em Curitiba e que o local de nascimento foi a cidade de São Bento do Sul. Após isso a criança teria sido colocada à disposição do casal, moradores de Rodeio, que vinham acompanhando toda a gestação.

No imóvel havia diversos elementos comprovando que a criança residia naquele local, tais como: quadros, berço, brinquedos, roupas, objetos de higiene, lembrancinhas (de um possível chá de bebê). Ainda, foi possível demonstrar que o casal fez um "book fotográfico" com a criança como se fossem pais.

Com base nas informações obtidas constatou-se que o casal estaria ocultando a criança. As investigações continuam em andamento para identificar se houve alguma espécie de pagamento pela criança para a sua genitora biológica. Os conduzidos foram encaminhados para a Delegacia de Polícia Civil da Comarca de Ascurra.

WhatsApp Image 2020 11 18 at 13.56.23

Durante dois dias, nesta terça-feira (17) e quarta-feira (18), policiais civis de Blumenau e região receberam a capacitação para realizar o plantão digital da Polícia Civil. Por essa ferramenta tecnológica, policiais civis têm a possibilidade de realizar atendimentos flagranciais nas unidades policiais por meio do sistema de videoconferência, o PCSC Web Conf.

Com isso, o sistema começará a atender todas as Comarcas da região da Delegacia Regional de Blumenau. Com o novo formato, os procedimentos serão lavrados presencialmente pelo Delegado plantonista quando estiver em sua cidade de lotação e por videoconferência quando a ocorrência for apresentada em cidade vizinha.

O programa de videoconferência PCSC Web Conf foi lançado em setembro. Há um cronograma de implantação em todas as regiões de Santa Catarina.
Com a iniciativa digital, os policiais civis desenvolvem procedimentos de forma remota por videoconferência, como coleta de depoimentos, lavraturas de flagrantes, entre outros. Com isso, evita-se o deslocamento de policiais e viaturas para outras unidades policiais. A capacitação é feita pela Gerência de Tecnologia da Informação da Polícia Civil.

WhatsApp Image 2020 11 18 at 13.56.10

WhatsApp Image 2020 11 20 at 15.26.52

pcscwebconfpadrao

WhatsApp Image 2020 06 01 at 16.55.38

A Polícia Civil prendeu no início da tarde desta sexta-feira (13) um motorista de aplicativo por tentativa de estupro, em Blumenau. A ação é da Delegacia de Proteção à Criança, à Mulher, ao Adolescente e ao Idoso (DPCAMI).

Segundo o Delegado de Polícia Felipe Orsi, na madrugada desta sexta-feira, o suspeito foi chamado pela vítima para fazer uma corrida até a residência dela, mas ao chegar no local o homem foi para o banco de trás e, mediante violência, tentou abusá-la sexualmente.

A vítima, porém, entrou em luta corporal com o agressor e conseguiu escapar, comunicando os fatos à DPCAMI de Blumenau. Os policias civis, então, identificaram o homem e conseguiram fazer a prisão em flagrante no início da tarde. Conforme o Delegado, após os procedimentos na Delegacia de Polícia os autos serão encaminhados ao Judiciário e ao Ministério Público.

WhatsApp Image 2020 11 10 at 08.45.57

Foram identificados pela Polícia Civil os suspeitos de um furto ao trailer do projeto social “Dr. Honesto”, localizado nas margens da BR-470, em Rodeio. A ação é da Delegacia de Polícia da Comarca de Ascurra.

Os furtos ocorreram no fim de semana passado (sábado e domingo). Foi registrado Boletim de Ocorrência e realizada a investigação pelo Setor de Investigações Criminais da DP.

Na segunda-feira (09), os suspeitos foram identificados e conduzidos à DP. Foram furtados R$ 372 e alimentos, os quais foram recuperados e devolvidos ao responsável pelo projeto, que comercializa pães artesanais, água, pipoca, entre outros alimentos sem contar com atendente no espaço. Os suspeitos confessaram o crime. A Polícia Civil tem prazo de 30 dias para concluir o inquérito policial e encaminhar a investigação ao Judiciário.

WhatsApp Image 2020 11 10 at 08.45.56

WhatsApp Image 2020 11 10 at 08.45.58