Canoinhas – A Polícia Civil de Canoinhas, através de seu Núcleo de Inteligência, em ação conjunta com a Polícia Militar, deflagrou a Operação “Craque Argentino” com objetivo de eliminar uma rede de tráfico de drogas atuante na região do Planalto Norte de SC e Sul do Paraná. A Operação resultou na tarde deste sábado (14), na prisão de mais três pessoas e apreensão de 5 kg de “maconha”.
O trabalho de monitoramento da rede de tráfico vinha sendo realizado pelo Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Canoinhas há seis meses. De acordo com as investigações a rede atuava no “atacado”, no Planalto Norte de SC e Sul do Paraná.
No dia 23 de abril do corrente ano, foi preso Jefferson Honorato Marques, oriundo da cidade Mafra, logo após adquirir, cerca de 1 kg de “maconha”, de Haroldo de Jesus de Lima, vulgo “Maradona” conhecido traficante Canoinhense.
Em depoimento prestado a Autoridade Policial Marques relatou de quem teria adquirido a droga, apontando a residência onde ocorreu a negociação, bem como afirmou não ter sido a primeira vez que tinha se deslocado até Canoinhas, para comprar entorpecentes desta mesma pessoa, para revender a usuários na cidade de Mafra/SC. Fato este já observado em monitoramento pelos Policiais.
Os Policiais Civis realizaram buscas na residência de Jefferson na cidade de Mafra, acompanhados da companheira deste, onde foi apreendido mais 0,5 kg de “maconha” aproximadamente e R$ 9.000,00 (nove mil reais) em espécie, produto da transação comercial dos entorpecentes.
As investigações prosseguiram em sigilo e neste sábado (14), os demais membros do “esquema” foram presos em uma Operação conjunta entre as Polícias Civil e Militar, João José Benedito de Paula e Alex Sandro Castilho Reia.
João José Benedito de Paula, veio da cidade de São Bento do Sul para Canoinhas, e adquiriu de Alex Sandro Castilho Reia, “aviãozinho” de Haroldo de Jesus Lima, cerca de 1,5 kg de “maconha”.
Todo o evento foi monitorado pelos Policiais do Núcleo de Inteligência da Polícia Civil de Canoinhas que permaneceram em “campana”, sendo que, quando retornava à São Bento do Sul, na Avenida Expedicionários, bairro Campo D ‘Água ainda em Canoinhas, após breve perseguição, o veículo conduzido por João Benedito de Paula foi abordado, por viaturas da Polícia Civil e da Polícia Militar, e em revista ao veículo foi encontrado o entorpecente produto da negociação.
Em seqüência, foi desencadeada, uma nova Operação, das Polícias, para cumprimento a cinco Mandados de Busca e Apreensão, expedidos pelo Judiciário desta Comarca, sendo que na casa de Alex Sandro Castilho Reia, foi encontrado mais cerca de 2,5 kg de entorpecente .
O objetivo da operação “Craque Argentino”, era exatamente subsidiar provas, contra Haroldo de Jesus de Lima, vulgo “Maradona”, que não estava na cidade e que terá representado em seu desfavor Mandado de Prisão Preventiva nas próximas horas.
Com a identificação dos membros e o desmantelamento da quadrilha, que tem ligações com traficantes da cidade de União da Vitória/PR, a Polícia Civil, espera ter dado um grande passo, para amenizar o tráfico de drogas na região.
"Colabore com a Polícia, Denuncie, Disque 181."