Conecte-se

FacebookTwitterInstagramYoutube

WhatsApp Image 2021 11 25 at 13.20.38

A Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais (CORE/PCSC) da Polícia Civil de Santa Catarina é responsável por atender aos chamados de emergência para resolução de eventos críticos. O apoio da CORE/PCSC, que é realizado o mais breve possível, pode ser solicitado por qualquer unidade da Polícia Civil de Santa Catarina.

Números
Somente em 2020, a Coordenadoria deu apoio a 170 operações policiais, o que dá uma média de 3,5 operações por semana. Se compararmos outubro de 2020 a outubro de 2021, há um aumento de 60% do número de operações policiais que a CORE/PCSC participou. Além disso, o número de presos aumentou 160% e o número de mandados de alto risco cumpridos no período aumentou 50%.

História
A CORE/PCSC foi reativada em 2019. Porém, tudo começou com a criação da Central de Operações Policiais Especiais, a COPE, em 2007, unidade que atendia no início a região da Grande Florianópolis. Em 2010, a unidade ganhou abrangência estadual. 

Treinamentos
Os policiais da CORE/PCSC participam de treinamentos contínuos e diários, que contam com técnicas para cumprimento de mandados de alto risco, patrulhas urbanas e rurais, atendimento pré-hospitalar policial, treinos de tiro, entre outros.
Além disso, mensalmente a equipe passa por treinos mais elaborados, como de tiro embarcado em lancha ou de operações áreas. Esses treinamentos podem contar com o apoio e a parceria de outras instituições.

Como se tornar policial da CORE - Cotam
Entre os requisitos para integrar a CORE/PCSC estão ser formados no curso de operações táticas da Polícia Civil de Santa Catarina ou de outras policias civis, dedicação exclusiva à unidade e claro muita disposição.
Aqui em Santa Catarina, o curso de Operador Tático Multimissão, o Cotam, forma policiais com elevada capacidade técnica operacional. A terceira e última edição do Cotam finalizou em julho deste ano e formou nove dos 21 alunos que iniciaram o curso.

Conheça mais sobre essa ferramenta de Polícia Judiciária no Por Dentro da PCSC