Conecte-se

FacebookTwitterInstagramYoutube

pc7529cf0d 0f61 4f29 bef0 20125e7643d9

A Polícia Civil de Santa Catarina realizou, na tarde desta quarta-feira (23), uma homenagem a 23 policiais civis, sendo nove por atingirem tempo de serviço para a aposentadoria, 10 por tempo de serviço e quatro por ato de bravura. A entrega dos certificados ocorreu na Delegacia Geral da Polícia Civil, em Florianópolis, e visa valorizar os servidores pelo excelente serviço prestado à sociedade catarinense.

O reconhecimento é resultado do novo plano de carreira da Polícia Civil, que trouxe autonomia administrativa para a Instituição e permite atos como esse. “É uma homenagem muito especial da Delegacia Geral aos servidores e um reconhecimento de que a Instituição é formada por pessoas e pessoas do bem, que se dedicam e ultrapassam a barreira do exigido e acabam se promovendo por ato de bravura”, parabenizou o delegado-geral da Polícia Civil de SC, Marcos Flávio Ghizoni Júnior.

Bravura por resgate de família em Saudades

A equipe do Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (SAER/PCSC), formada pelos policiais civis Alexandre Kaida, Marco Aurélio Severino e Cleber Fossá, recebeu a homenagem por atuarem em 2015 em um resgate no município de Saudades.

Os policiais civis conseguiram resgatar cinco pessoas de uma mesma família que permaneceram por quatro horas em cima de uma árvore para sobreviver à forte enchente que ocorreu no município, já que a casa deles havia sido levada pela enchente. Havia risco de morte a toda a tripulação da aeronave devido ao grande volume de águas e velocidade da correnteza, postes caídos e curto-circuito.

Bravura por coragem em São Lourenço do Oeste

O policial civil Wendell Lucena Ramalho recebeu homenagem por ato de bravura em razão de coragem e audácia, e mesmo no momento de folga honrou seus deveres funcionais para fazer cessar a injusta agressão, preservando a vida de inúmeras pessoas que estavam presentes no local. Foi durante ocorrência com disparos e perseguição de outubro de 2021. O escrivão estava de folga e foi surpreendido pela ação de um criminoso em estabelecimento comercial no centro de São Lourenço do Oeste. Na data, Wendell não hesitou em intervir e empregar voz de abordagem policial ao atirador, que desobedeceu e agrediu Wendell com coronhada e tentativa de disparo, vindo a ser alvejado pelo policial, que estava devidamente amparado por excludente de ilicitude de legítima defesa.

Os policiais civis homenageados por bravura evoluem de nível na carreira.

pc54028f9c 61a0 4cad 8384 9728dd322085

Homenageados por Ato de Bravura:

1. Wendell Barbosa Pires Lucena Ramalho
2. Marco Aurélio Severino
3. Cleber Marcos Fossá
4. Alexandre Minoru Kaida

Homenageados por tempo de serviço público estadual (vinculados à DGPC e GEPES):

1. Ana Karina Torrinelli Veiga
2. Diogo Picchioni Soares
3. Isis Maria Ignácio Rodrigues
4. Juliana Belicanta
5. Silvia dos Santos Fernandes
6. Renata Aguirre Fontes
7. Rodrigo Alessandro Ferreira
8. Delci Salete Schienemeier
9. Josiane Zanella Correa Agostinho
10. Valdir Nizer

Homenageados por aposentadoria:

1. Raquel Patrícia da Silva
2. Nadia Regina Correa
3. Lúcio Jose Vieira
4. Dilzon Caetano Tavares
5. Humberto Calandrini Pietrowski
6. Antônio Luiz Rocha
7. Ester Francisca Ferreira Paulo
8. Nadia Eunice Ferreira
9. Maria da Graça Périco